Setembro Amarelo na Locks 2025
- Locks site

- 7 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de out.
Setembro Amarelo: um mês para valorizar a vida e cuidar da saúde mental
Durante o mês de setembro, nossas unidades se mobilizaram em torno da campanha Setembro Amarelo, que neste ano trouxe como tema: “Cuidar da mente é como cultivar a terra: ambos precisam de atenção para florescer.”
A Globo e o Complexo iniciaram as ações com um Diálogo Semanal de Saúde e Segurança (DSSA), conduzido pela técnica de enfermagem Gisele, que destacou a importância de cuidar da saúde mental e buscar apoio sempre que necessário.
A atividade no Complexo contou ainda com uma dinâmica interativa, em que os colaboradores compartilharam palavras de incentivo e acolhimento, fortalecendo o engajamento coletivo em prol da valorização da vida.
No dia 16/09, o Barracão de Sementes recebeu uma palestra especial com a psicóloga Cleuza de Lourdes, a assistente social Mirieti Taques (Saúde de Nortelândia) e a equipe de saúde de Arenápolis, representada por Jussara (Psicóloga), Albina (Assistente Social), Luciene Gomes (Psicóloga) e Yago Souza dos Santos (Enfermeiro).De forma acessível e interativa, as profissionais abordaram temas como acolhimento, prevenção ao suicídio e a importância do diálogo. A programação incluiu a Dinâmica do Balão, em que situações da vida foram escritas, compartilhadas e depois simbolicamente liberadas, representando desapego e superação. As convidadas também reforçaram a disponibilidade de atendimentos nos CRAS de suas cidades e lembraram do apoio oferecido pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível gratuitamente pelo número 188.

Na unidade Siriema, os colaboradores participaram ativamente da campanha com diferentes ações de conscientização e integração:
Dinâmica do Cordão de Afinidade: mostrou que, no trabalho como na vida, uma pessoa precisa da outra, reforçando a importância da união.
Entrega de bombons com mensagens de reflexão: pequenos gestos que lembraram a cada um o valor da própria vida.
Bate-papo: um espaço de diálogo sobre empatia, respeito e cuidado, essenciais para construir um ambiente acolhedor.
Essas iniciativas reforçam que cuidar da saúde mental é um compromisso coletivo. Quando nos unimos em prol da escuta, do diálogo e do apoio mútuo, criamos ambientes mais saudáveis e humanos – dentro e fora do trabalho.











Comentários