top of page

Setembro Amarelo - Se precisar, peça ajuda!

Bacaba promove palestra sobre a campanha Setembro Amarelo


A unidade Bacaba, promoveu no dia 15 de setembro de 2023, uma palestra com todos os colaboradores para a sensibilização e conscientização sobre a importância do setembro amarelo uma campanha nacional de prevenção ao suicídio que teve como iniciativa do Centro de valorização da vida (CVV).

A facilitadora presente foi a Wagna Damasceno (Psicóloga CRP 23/279) que trouxe como temas os tópicos importantes citados abaixo:


Gênero:

· Homens cometem mais suicídio que mulheres, mais mulheres tentam mais suicídio.

Idade:

· A taxa de suicídio tem dois picos:

· em jovens (15 – 35 anos);

· em idosos (acima de 75 anos).

Estado Civil:

· Pessoas divorciadas, viúvas e solteiras têm maior risco do que pessoas casadas. As que vivem sozinhas ou são separadas são mais vulneráveis.

Profissão:

· Médicos, veterinários, farmacêuticos, químicos e agricultores têm taxas de suicídio maiores que a média.

Migração:

· Pessoas que se mudaram de uma área rural para urbana, ou diferentes regiões, ou países, são mais vulneráveis a comportamento suicida.

· Fatores Ambientais - Estressores da Vida:

A maioria dos que cometem suicídio passaram por acontecimentos estressantes nos três meses anteriores a problemas interpessoais: ex. discussões com esposas, família, amigos, namorados;

• Rejeição – ex.: separação da família e amigos;

• Eventos de perda – ex.: perda financeira, luto;

• Problemas financeiros e no trabalho – ex.: perda do emprego,

aposentadoria, dificuldades financeiras;

• Mudanças na sociedade – ex.: rápidas mudanças políticas e econômicas;

• Vários outros estressores como vergonha e ameaça de serem considerados culpados;

Após a palestra a unidade contou com a participação do Francisco Neto (vice-prefeito de Caseara), Evandra Soares (Secretária Municipal de Assistência Social de Caseara) Evandra Soares e Viviane Soares (Coordenadora do CRAS de Caseara), onde foi realizado a entrega de lembrancinhas em nome do SEMAS (Secretária Municipal de Assistência Social).


O setor administrativo e RH da unidade que participou ativamente da organização do evento acredita que todos devem procurar conscientizarem-se da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.


Se precisar, peça ajuda. Ligue CVV - 188.



56 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page