top of page

NOVEMBRO AZUL: CADA SEGUNDO CONTA

A campanha novembro azul iniciou em 2011, por um instituto que tinha como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata o mais frequente entre os homens, aproveitando essa sensibilização o ministério da saúde e o instituto Nacional de câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Nas unidades Locks, esse movimento sempre é lembrado, levando em conta o número de colaboradores homens, então o tema é sempre trazido com seriedade e comprometimento em informar os cuidados necessários para saúde do homem. Confira como foi:


COMPLEXO 

No dia 04 de novembro, a psicóloga e analista de recrutamento e seleção da unidade Complexo ministrou uma palestra de conscientização sobre a campanha Novembro Azul, sensibilizando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e do cuidado com a saúde emocional masculina. Foi um momento marcado por muita interação e engajamento entre os colaboradores, que se comprometeram a cuidar ainda mais do seu bem-estar.


GUAPIRAMA 

No dia 14 de novembro, a unidade Guapirama realizou, após um delicioso café da manhã, uma palestra cheia de informações especiais para todos os participantes, onde se falou sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.


SAMUEL 

Na tarde do dia 19 de novembro, foi realizada uma palestra sobre a campanha Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata). Em parceria com a Clínica Nand Clin, a unidade Samuel promoveu uma palestra com a Drª Cissa Gripp, que conduziu um diálogo aberto sobre a importância do autocuidado e dos exames preventivos, quebrando tabus e preconceitos e conscientizando nossos colaboradores.


BACABA 

No dia 26 de novembro, a unidade Bacaba promoveu uma palestra sobre o Novembro Azul, com o Dr. Gabriel e a enfermeira Emily, da Unidade Básica de Saúde de Caseara. O evento destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no cuidado com a saúde masculina, reforçando a necessidade de exames regulares e hábitos saudáveis. Após a palestra, todos os colaboradores foram convidados para um delicioso café da manhã, encerrando a manhã com integração e troca de experiências.


O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens, mas a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%.

Faixa etária de risco:

  • Homens a partir de 50 anos.

  • Homens a partir de 40 anos com histórico familiar.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;

– Hemograma completo;

– Dosagem da glicemia;

– Dosagem do colesterol;

– Testes de urina;

– Atualização da carteira vacinal;

– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E, ainda:

Exame da próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

Agradecemos aos profissionais e aos colaboradores por fazerem parte dessa ação tão importante. A melhor prevenção é ir ao médico periodicamente, mesmo não apresentando sintomas. Converse com seu médico sobre os exames fundamentais para um diagnóstico precoce. Previna-se e cuide da sua saúde.

 

6 visualizações0 comentário

Sintoniza 2024

Comments


bottom of page