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Adiantamento a fornecedor e cliente / lista de itens em aberto

Você tem dúvidas sobre adiantamento confira a matéria a seguir


O que é um Adiantamento a Fornecedor e quando utilizar?

O que é um Adiantamento de Cliente e quando utilizar?

Como deve ser compensado os adiantamentos?

Qual é o prazo para fechar o adiantamento?

Lista de itens em aberto, qual finalidade?


Vamos tirar suas dúvidas. Para ajudar e facilitar seu dia a dia, continue a leitura.


1- O que é um adiantamento a fornecedor e quando utilizar?

Um adiantamento a fornecedor ocorre quando a empresa precisa comprar um produto ou de um serviço, e o fornecedor solicita o pagamento antecipado parcial ou total deste produto/serviço, antes da emissão da respectiva nota fiscal.


Como deve ser compensado os adiantamentos?

A compensação do adiantamento será realizada quando for feita a inclusão no SAP da nota fiscal de compra de produto ou serviço emitida pelo fornecedor, lembrando de resgatar o valor do adiantamento em aberto para o fornecedor.

Vamos para um exemplo:


Empresa e fornecedor satisfeitos!!



2- O que é um adiantamento de Cliente e quando utilizar?

Adiantamentos de clientes são os recebimentos efetuados antecipadamente por contratos pelos clientes por conta da produção de produtos ou da execução de serviços futuros.


Como deve ser compensado os adiantamentos?

A compensação do adiantamento será realizada quando for feita a emissão da nota fiscal de saída no SAP da venda do produto ou serviço, ou seja, a entrega do produto, resgatando o valor do adiantamento feito pelo cliente que consta em aberto.

Vamos para um exemplo:


Processo finalizado, cliente feliz!!!


3- Lista de itens em aberto

Esse relatório é gerado assim que um adiantamento é criado, tendo a finalidade de ter um controle de todos os adiantamentos que estão em abertos sendo a pagar ou receber do cliente/fornecedor, assim finalizado com a compensação da entrada de nota fiscal ou emissão.




Quando o adiantamento é aplicado na entrada ou emissão da nota fiscal automaticamente ele é fechado na lista de itens em aberto.




Quando a nota fiscal não é compensada com o adiantamento em aberto é feito uma baixa manual, pegando o valor da nota fiscal e compensado contra o adiantamento em aberto cliente/fornecedor. Porém quando acontece esse processo manual não é feito a baixa no relatório de itens em aberto.




Deixa um valor em aberto que não existe mais, como se ainda tivesse notas para dar entrada ou notas para ser emitida.





Obrigado e até a próxima matéria!

Autora da matéria: Karine Queiroz









 
Para maiores informações, sugestões e elogios, enviar e-mail: contabilidade@grupolocks.com.br.
Pedimos também a sua colaboração respondendo o questionário abaixo:












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