top of page

Melhorando a Comunicação Assíncrona no Ambiente de Trabalho

Confira as dicas e melhore sua comunicação


Sabemos que nada substitui uma boa conversa na resolução de problemas, certo?

Esse tipo de interação na comunicação é chamada de síncrona, que é o diálogo em tempo real. Entretanto, nem sempre é possível realizar esse contato, principalmente quando a distância geográfica dificulta. Nesses casos, a comunicação assíncrona surge como uma alternativa eficiente para manter a troca de informações entre as partes.

Ela permite enviar mensagens sem a necessidade de interagir em tempo real, como quando enviamos mensagens no Teams, E-mail, WhatsApp ou deixamos comentários em um documento compartilhado no Sharepoint. Isso ajuda a flexibilizar a gestão do tempo, mantendo a organização e o planejamento, além de possibilitar a revisão de informações e, assim, cometer menos erros.

Porém, é importante que haja bons hábitos na Comunicação Assíncrona.


Sem Enrolação!


É fundamental ir direto ao ponto e enviar todas as informações necessárias de forma objetiva, para evitar mensagens incompletas e sanar as dúvidas mais rapidamente. Além disso, é importante assegurar uma boa leitura do texto antecipando no assunto de um e-mail por exemplo, a informação resumida e de forma clara.




Muita informação?


Facilite a leitura, dividindo o conteúdo em marcadores e parágrafos, veja um exemplo:

Nota-se como fica mais leve a leitura. Isso é um princípio de escaneabilidade que é baseado em conteúdos de neuromarketing e user experience.



Escolha o melhor meio de se comunicar


Outro aspecto importante é escolher o meio ideal para passar a sua mensagem. É recomendável centralizar a informação em um determinado canal, para que seja mais fácil de encontrar e não fique cansativo para ninguém na hora de procurar.

Por exemplo, se você tem um procedimento que precisa ser realizado e que trará impacto nas atividades de outros setores ou colegas, é ideal que seja conversado de forma formal no e-mail, copiando os envolvidos para que todos fiquem por dentro do andamento. E Apps de mensagem fiquem para caso seja necessário enviar um lembrete ao colega.


Em resumo, a Comunicação Assíncrona é uma ferramenta útil para o ambiente de trabalho, mas é necessário ter bons hábitos para garantir a efetividade da comunicação. Ao seguir essas dicas, é possível evitar ruídos na comunicação e melhorar a forma de se relacionar no ambiente de trabalho, ainda que a distância.


Gostaram do conteúdo, responda o questionário abaixo:

Questionário Anônimo.


Texto por Yanka Mara - Analista de Comunicação

Referências: Manual da comunicação interna - Will Bank

Blog Lucid Software – Comunicação Assíncrona

Blog Matheus de Souza – Escritor, Educador e TEDX

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page