top of page

Curso de Tecnologia de Armazenagem de sementes e grãos de soja


Nos dias 05 a 09 de agosto, foi realizado um curso técnico de armazenamento de sementes e grãos de soja na Embrapa Soja em Londrina/PR. Marcelo Ludtke, coordenador agroindustrial, participou do curso, que teve como objetivo desmistificar teorias sobre o combate a pragas em produtos armazenados e apresentar métodos para evitar a perda de qualidade e a quebra técnica desses produtos. O evento também promoveu uma reflexão sobre a qualidade dos produtos entregues à indústria e os padrões exigidos para o consumo. Diversas empresas estiveram presentes, incluindo Frisia, Agraria, ADM do Brasil, Cargill, Coagru, Conab e Syngenta.

Os instrutores do curso foram:

  • Irineu Lorini: Especialista em Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas, com pós-doutorado na Austrália e doutorado na Universidade de Londres.

  • José de Barros França Neto: Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, com mestrado em Tecnologia de Sementes pela Mississippi State University, doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes pela University of Florida e pós-doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente na mesma universidade. Especializações na Universidade de Illinois.

  • Maurício de Oliveira: Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela mesma universidade, e pós-doutorado pela Rothamsted Research no Reino Unido.

  • Francisco Carlos Krzyzanowski: Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Seed Technology pela Mississippi State University. Pós-doutorado em Seed Physiology pela University of Florida.

  • Maria Laene Moreira de Carvalho: Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, com mestrado e doutorado em Fitotecnia pela mesma instituição e pela Universidade de São Paulo, respectivamente. Pós-doutorado na Wageningen University na Holanda. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Lavras e II Vice-presidente da ABRATES, com experiência na implantação da ISO 17025 e auditoria de laboratórios.

  • Marcelo Alvares de Oliveira: Graduado em Engenharia Agronômica pela FCA/UNESP/Botucatu, com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP/Piracicaba e doutorado em Agronomia pela FCA/UNESP/Botucatu. Especialista em Pós-Colheita na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.



37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page